domingo, 19 de abril de 2009

Velhicidades

Ontem passei por um momento meio mágico. Naqueles dias em que voce sabe que está sensível, sabe que qualquer coisa do passado, seja ele longiquo ou próximo, vai lhe trazer uma sensação de impotência diante daquilo que foi um dia, bonito ou não, foi. Aniversário de uma pessoinha especial, filha de outra bem especial. Alguem fala: " Vamos todos ver o DVD que fizemos pro aniversário dela!"
Eu pensei : "Sério???" E segundos depois: "É minha chance, quando esse telão ligar eu pego a primeira à direita e me mando... tenho que fazer alguma coisa mais "adulta" hoje". Apagaram as luzes, e quando o troço começou a rodar eu ouvi:

" Tudo pode ser, se quiser será, sonho sempre vem pra quem sonhar, tudo pode ser, só basta acreditar, tudo que tiver de ser, será..."

Parei onde estava, peguei uma cadeira de lado e sentei. Minha cabeça começou num rewind absurdo:
Formatura de oitava série, Formatura de terceiro ano, reuniões na casa dos amigos em Olinda... Passeio por Sampa ouvindo e cantando isso out loud...

Então parei para ouvir o que a tal Maria da Graça tava dizendo, o que eu já tinha ouvido tantas e tantas vezes e a cada vez, a reação era diferente.
É impressionante como as coisas se encaixam as vezes, como voce é pego de supresa e num momento em que não espera que uma música, antiga, brega, provavelmente uma dessas que voce teria vergonha de dizer que adora ouvir até bem pouco tempo atrás. Com um aperto no peito comecei a olhar os convidados, e quase todos cantavam. Uma menina, com seus, sei lá, 25 anos, chorava discretamente, cuidando para não borrar a maquiagem, e eu fui no mesmo caminho. Lembrei de meus colegas de colégio se abraçando, correndo sobre o S da quadra Dom Bosco. Ao mesmo tempo uma alegria surgiu em mim, e ao ouvir:

"vamos com voce, nos somos invencíveis pode crer...."

Então eu sorri. Senti o abraço dos meus colegas naquele dia, senti o cheiro das petalas de rosas que caiam sobre as turmas de terceiro ano. E me senti bem. Bem.

Foi estranho ver dezenas de pessoas sendo de certa forma envolvidas por uma música que marcou a vida de muitos e de uma forma ou de outra ainda marca, ainda dá forças.

Foi mágico perceber como em mim, ela funcionou, teve sentido.
E salve as festinhas de criança, "a rainha dos baixinhos" ( :] ) e as supresas que coisas como elas podem trazer quando menos se espera.

Um comentário:

rafa. disse...

hahaha. eu cantei, tb. não tem como.